Close

Arquitetura

Qual a importância dos serviços de Arquitetura?

A elaboração de um projeto arquitetônico deve ser realizado por escritório de arquitetura ou por um arquiteto, que tem a participação do engenheiro para a realização dos projetos complementares, estrutural, elétrico e hidráulico. Só assim haverá a personalização dos ambientes, de maneira que eles fiquem mais aconchegantes, que se tenha um melhor aproveitamento dos espaços e um imóvel mais agradável e funcional. O escritório de arquitetura ou arquiteto ao fazer o seu projeto estará criando um espaço feito especialmente para você, de acordo com suas necessidades e desejos. Ou seja, um ambiente perfeito para você e sua família.

Personalização
+
Segurança
+
Conforto
+
Economia

Entenda as Etapas do Projeto

01. Programa de Necessidades
Nesta etapa normalmente o cliente informa o que ele precisa e quais os objetivos do projeto. Por exemplo, se for uma casa: quantos quartos, banheiros, sala, 1 ou mais pavimentos, padrão de acabamentos etc. Em caso de prédio e qualquer outro tipo de empreendimento, é feito o mesmo levantamento junto ao cliente. Após isto é falado sobre os custos da obra, a previsão de investimento e metragem da obra esperada.

Após estas informações esclarecidas é possível se analisar se é mesmo viável fazer tudo o que o cliente deseja ou se há a necessidade de se redimensionar o projeto ou dilatar o aporte financeiro para realizar a necessidade e/ou sonho do cliente.
02. Visita e Levantamento
Nesta etapa, é feito o levantamento de dados para início dos estudos do projeto: Levantamento topográfico e planialtimétrico do terreno, quando necessário. Caso necessário, a equipe visita o local da obra, para além de tomar dados, ter uma melhor percepção do contexto em que será implantado o projeto. Analisa-se também a escritura do terreno ou planta original, além de se analisar questões legais sobre o terreno ou edificação, como Plano Diretor do Município, que determina o que pode ou não ser feito no local.
03. Projeto Preliminar
Nesta fase são desenvolvidos os estudos iniciais. São geradas as primeiras plantas, mais simples ou mais complexas, dependendo do projeto. Nelas são propostas as áreas do projeto, tanto internas quanto externas. Para se chegar a uma metragem total aproximada construída e com isso podemos calcular o custo estimado da obra. Com estes primeiros desenhos equipe e cliente conseguem debater e analisar os pontos positivos (que devem ser aprofundados) ou negativos (que devem ser descartados ou corrigidos).

Após esta primeira rodada, se necessário, novas propostas são desenvolvidas até que se chegue a um resultado onde todos os envolvidos entendem como ideal para se partir para os aprofundamentos mais detalhado do projeto.
04. Ante Projeto
Aqui são desenvolvidas plantas mais detalhadas do projeto, com definições mais específicas do projeto. Após este desenvolvimento e aprovação do anteprojeto, são enviadas as plantas para as equipes responsáveis pelos projetos complementares, que são os projetos: estrutural, hidrossanitário, elétrico, preventivo de incêndio.

Quando concluídos os projetos complementares, estes são enviados à equipe responsável pelo projeto que fará o que se chama de compatibilização, que nada mais é que adequar o projeto em desenvolvimento com os projetos complementares, fazendo desta forma com que tudo fique integrado de forma harmônica e funcional.
05. Projeto Legal
Nesta etapa é desenvolvido um desenho do projeto já definido como um todo. As pranchas impressas (ou digitais, dependendo do município) devem ser formatadas nos padrões que a Prefeitura do Município e seus órgãos fiscalizadores exigem para que seja aprovado pelos mesmos e a obra autorizada a ser executada
06. Projeto Executivo
Nesta etapa é feito o desenho e pranchas detalhadas do projeto que serão enviadas para o canteiro de obras e ficarão sob responsabilidade do mestre de obras e do responsável técnico pela execução. Serão usadas para a execução do projeto e não devem jamais ser retiradas do canteiro de obras. A obra não pode começar sem todas as plantas do projeto executivo estejam concluídas e entregues à equipe responsável pela execução da obra.
07. Consultoria de Design de Interiores
Naturalmente, o projeto de interiores é elaborado após o projeto de arquitetura ou então é solicitado em casos singulares, onde não há necessidade de alteração da parte arquitetônica. Aqui se busca a melhor interação entre as pessoas e seus espaços, valorizando cada detalhe para transformar ambientes com um toque de autenticidade e exclusividade. A reconstrução do espaço através da releitura do layout, da ampliação ou redução de espaços, dos efeitos cênicos e aplicações de tendências e novidades técnicas, do desenvolvimento de peças exclusivas, é parte principal do nosso trabalho.

"Como arquiteto, se desenha para o presente, com certo conhecimento do passado, para um futuro que é essencialmente desconhecido."
Norman Fostes - Arquiteto inglês

Relembre todas as etapas

Programa de
Necessidades

Visita e
Levantamento

Projeto
Preliminar

Ante
Projeto

Projeto
legal

Projeto
Executivo