Close

4 pontos sobre a importância de atualizar as marcas

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Toda marca passa por um processo de construção de identidade. É pela identidade que a marca é reconhecida pelos clientes, então realizar este processo com cuidado é um trabalho fundamental. Uma parte do processo é atualizar as marcas.

A identidade é um conjunto de características essenciais que representam a marca. Toda marca deve ter uma proposta, um projeto, uma imagem ou identidade visual e por aí vai. Em toda grande marca observamos um padrão próprio de apresentação composto por essas partes.

Chamamos esse processo de branding. Esta palavra inglesa pode ser traduzida como “construção de identidade” mas possui nuances próprias da língua. O que ela significa é: criar e estabelecer uma marca é uma ação, algo que exige pensamento e prática.

Ao lado do branding temos o rebranding, ou seja, a reconstrução da marca. Agora falaremos por que atualizar as marcas é algo importante e necessário.

 

1 – Rebranding: o que é e por que é necessário?

Como acabamos de dizer, existe um processo de construção e um processo de reconstrução, reposicionamento, atualização. Tal mudança é exigida de tempos em tempos por conta da transformação das demandas dos clientes e da sociedade como um todo, bem como das condições da própria empresa.

Ninguém permanece igual a vida toda. As pessoas adquirem novos conhecimentos e têm novas experiências que alteram significativamente sua relação com as outras pessoas e com o mundo ao redor. 

A sociedade muda da mesma maneira que os indivíduos que a forma. Acompanhando a sociedade também se transformam os desejos e opiniões dos clientes. Velhas crenças e preconceitos são derrubados, necessidades até então inexistentes surgem de repente: isso faz com que todas as empresas e instituições mudem.

Ou seja, as marcas também mudam, porque tudo muda, e as empresas precisam estar ligadas aos seus clientes. O rebranding é justamente a mudança que a marca realiza.

 

2 – Quando é necessário atualizar as marcas?

Se a marca não acompanha o cliente a situação se complica. Os clientes preferem aquilo que corresponde melhor a seus desejos, a suas crenças e a seus valores. Se a marca não se alia a esses desejos ela perde a consideração do cliente, o que acaba fazendo-o se ligar a outras marcas.

Quando as coisas não andam bem com a imagem da marca, quando o cliente parece insatisfeito com as propostas e com o visual oferecido, é necessário fazer uma atualização.

 

3- O que está envolvido no processo de atualizar as marcas?

Atualizar as marcas envolve suas propostas de valor, sua identidade visual, seu público-alvo, entre outras coisas. Ou seja, envolve o que a marca oferece e a quem ela oferece seus serviços. Envolve pesquisa e ação, pensamento e prática. 

Tudo aquilo que parece inadequado deve ser revisto e atualizado. As épocas possuem uma espécie de espírito ao qual as marcas devem se comunicar.

As transformações do mundo determinam as ideias que circulam e as obras que são produzidas. As propostas e o design seguem estas transformações. Você já notou que várias marcas grandes realizaram mudanças em seus logotipos, propagandas e serviços ao longo das últimas décadas? Já percebeu que estas mudanças estão associadas a mudanças maiores em todo o mundo da publicidade? A atualização é justamente isso.

 

4 – Por que é importante atualizar a marca?

É simples: as coisas mudam, tudo muda, é preciso mudar. Para resistir ao tempo, a marca tem que seguir o curso e permitir-se a mudança.

O mundo pode virar de cabeça para baixo e a marca pode precisar mais do que nunca de uma atualização.

A História está aí para mostrar que o mundo não é uma unidade estável de valores eternos. Mudanças impensáveis em uma época aconteceram tempos depois de forma surpreendente.

A marca deve seguir sempre os seus clientes e compreender as transformações que os determinam.

Acesse nosso portfólio e confira algumas criações e rebrandings de marcas que fizemos.

Mais Conteúdos

One Comment on “4 pontos sobre a importância de atualizar as marcas

Um comentarista do WordPress
18 de fevereiro de 2020 em 14:52

Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *